Notícias

 | 10/09/2006 20h24min

Federer bate Roddick e é campeão do Aberto dos EUA

Tenista suíço conquistou o seu nono troféu de torneios Grand Slam

Foi mais difícil do que o esperado. Mas no final, deu a lógica na decisão do Aberto dos Estados Unidos de 2006. Diante do seu maior freguês do circuito, o suíço Roger Federer confirmou as expectativas e conquistou o tricampeonato do torneio ao vencer neste domingo o norte-americano Andy Roddick por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6, 7/5 e 6/1, em 2h27min de jogo.

Essa é a nona conquista de um Grand Slam de Federer, o que o coloca no sexto lugar entre os que mais venceram os principais eventos do circuito. Ainda faltam cinco para alcançar o norte-americano Pete Sampras, recordista com 14, mas por ainda estar com apenas 25 anos e por mostrar enorme domínio sobre seus rivais, tudo indica que ultrapassará a marca.

Ele também leva para casa seu terceiro major do ano, já que havia vencido o Aberto da Austrália e em Wimbledon. É a segunda vez em dois anos que consegue isso, repetindo a campanha de 2004. O suíço esteve neste domingo em sua sexta final consecutiva nestes torneios e só falhou em Roland Garros, diante de Rafael Nadal. O recorde de finais seguidas é de sete, de Jack Crawford, em 1933/34.

O tricampeonato consecutivo do Aberto dos Estados Unidos iguala os feitos de Ivan Lendl e John McEnroe no evento, mas ele ainda segue atrás em números absolutos de conquistas: Sampras e Jimmy Connors venceram cinco vezes. Torna-se, no entanto, do único tenista da história a conquistar o Torneio de Wimbledon e o aberto norte-americano em três temporadas seguidas.

A incrível lista de números do número um do mundo registra agora 41 títulos, o que o coloca em 12º lugar em todos os tempos, ao lado do sueco Stefan Edberg. Somente neste ano já são oito taças – além do Aberto dos EUA, Federer venceu o Aberto da Austrália, Wimbledon, os Masters Series de Indian Wells, Miami e Toronto e os torneios de Doha e Halle.

Como Federer defendeu e manteve o título, ele não perde pontos em relação ao ano passado. Assim, mantém ótima frente no ranking de entradas em relação ao rival Nadal – 7.295 pontos contra 4.800. Na Corrida dos Campeões, vai a 1.324, contra 825 do rival. Os dois são os únicos já garantidos no Masters de Xangai, torneio que reúne os oito melhores do ano, em novembro.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.