| 08/09/2006 23h06min
Os gastos das campanhas a presidente demonstram as diferentes estratégias adotadas pelos comitês dos dois principais candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). De acordo com a prestação de contas dos candidatos, divulgada na quarta-feira, o maior gasto do tucano foi com a produção de programa de televisão, rádio ou vídeo: R$ 8,6 milhões. O número é três vezes maior do que o gasto por Lula para a mesma finalidade: R$ 2,7 milhões. Por outro lado, no quesito pesquisa eleitoral Lula é imbatível. A campanha do petista investiu R$ 1,1 milhão, enquanto a equipe de Alckmin gastou R$ 773 mil.
A campanha de Lula arrecadou até agora R$ 22,3 milhões e gerou despesas de R$ 19,9 milhões. A de Alckmin arrecadou R$ 21 milhões e gastou R$ 20,2 milhões. Os outros seis candidatos, somados, arrecadaram pouco mais de R$ 1,7 milhão.
Alckmin também investiu mais em publicidade com materiais impressos, como panfletos e santinhos: R$ 3,5 milhões, contra R$ 1,9 milhão gasto por Lula. Em compensação, a campanha do petista aplicou dez vezes mais recursos no uso de placas, estandartes e faixas: R$ 2,7 milhões, contra R$ 269 mil usados pelo tucano.
Lula investiu 20 vezes mais recursos na produção de jingles, vinhetas e slogans que o concorrente: R$ 500 mil, contra R$ 25 mil de Alckmin. Já o tucano registrou o dobro em despesas com criação e manutenção de páginas na internet: R$ 300 mil, contra R$ 150 mil pagos pelo petista. Em eventos de promoção da candidatura, como os comícios, Lula informou gastos de R$ 711 mil, enquanto o tucano não registrou qualquer despesa.
O único item em que ambos os candidatos informaram valores semelhantes é o das despesas com transporte. Alckmin gastou R$ 1,673 milhão, contra R$ 1,657 milhão de Lula.
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