| 27/07/2002 15h52min
O governador Esperidião Amin (PPB), candidato à reeleição, aparece em primeiro lugar na pesquisa Mapa/Diário Catarinense para o governo do Estado, com 49% dos votos. Com esse percentual, Amin venceria a eleição ainda no primeiro turno, pois superaria a soma dos votos dos demais adversários.
O candidato Luiz Henrique da Silveira (PMDB-PSDB) está em segundo lugar na pesquisa estimulada, com 21% das intenções de voto, seguido pelo candidato petista José Fritsch, que atinge 8%. Sérgio Grando (PPS), candidato da Frente Ecológica Popular, aparece em quarto lugar com 2%, enquanto os candidatos Antonio Bello Júnior (PSB) e Gilmar Salgado (PSTU) não chegam a 1% dos votos. As opções "não sabe/não opinou" e "brancos e nulos" alcançam 20%.
Na aferição espontânea, Amin alcança 33% dos votos. Luiz Henrique novamente fica em segundo, com 14%, seguido por Fritsch, com 4%. Grando mantém 2%. Bello e Salgado voltam a não alcançar nem 1%. Na amostragem estimulada, o índice de eleitores que não sabem em quem vão votar ou não quiseram opinar salta para 45%.
Quando questionada sobre a definição do voto, grande parte dos entrevistados respondeu que pode mudar de opinião. Vinte e nove por cento dos eleitores que optaram por Esperidião Amin podem mudar de idéia até o dia 6 de outubro. O mesmo vale para 33% dos que preferiram Luiz Henrique da Silveira e 36% dos que indicaram Fritsch. Grando, Bello e Salgado alcançam índices maiores: 44%, 78% e 50%, respectivamente.
No índice rejeição, os três primeiros candidatos aparecem empatados tecnicamente. Amin tem 19%, Fritsch, 18%, e Luiz Henrique, 17%. Na possibilidade de segundo turno, Amin venceria nos dois cenários. Sobre o peemedebista, ele teria vantagem de 26 pontos percentuais. Se a disputa fosse entre o governador e o petista, a diferença chegaria a 43 pontos percentuais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.