Notícias

 | 26/07/2002 06h56min

FH reitera apoio a Serra e minimiza pesquisas

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira, dia 25, ao desembarcar em Guayaquil (Equador) para participar da II Reunião de Presidentes da América do Sul, que vai participar diretamente da campanha do senador José Serra (PSDB-PMDB) nos programas de TV que serão exibidos a partir de agosto.

– Não há no Brasil a tradição do presidente entrar na campanha de rua, mas há, sim, a necessidade política de qualquer líder de expor ao país como ele vê a situação e eu não me furtarei a este papel – disse.

FH lembrou que já havia manifestado seu apoio direto a Serra durante a convenção de seu partido em 15 de junho e que, nesta perspectiva, já estaria na campanha.

Questionado pelos jornalistas se a disputa eleitoral já estaria definida, Fernando Henrique avaliou que é cedo para considerar o jogo encerrado. FH lembrou que, quando foi candidato em 1994, a oposição também liderava as pesquisas e, no entanto, ele foi eleito.

– Se fosse por pesquisa, o Brasil já teria um novo presidente há alguns meses. Quando fui candidato era assim e perdeu quem estava à frente (nas pesquisas) – ressaltou.

Ele lembrou ainda que a situação eleitoral no Brasil é de grande mobilidade e que os votos ainda não estão definidos.

– Eu já vi, agora mesmo, muitos candidatos que estavam à frente irem para trás. E acho que na medida que o país entenda do que se trata, de que precisamos dar continuidade ao estilo de governo que dá segurança ao Brasil e ao mundo, quando a população entender isso deve apoiar este candidato – avaliou.

Na opinião do presidente, o bom desempenho dos candidatos de oposição é fruto direto de suas aparições nos meios de comunicação de massa durante os programas partidários permitidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Acho que em toda democracia de massa como é o caso do Brasil, o resultado atual é conseqüente do desempenho na TV e no rádio, até porque a posição do governo, do ponto de vista de quem está há oito anos na condução do país, é confortável – concluiu.

Mais informações sobre candidatos, partidos, pesquisas, regras e números eleitorais no especial Eleições 2002.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.