Notícias

 | 06/08/2006 14h39min

Condoleezza quer rápida aprovação da resolução da ONU

Chanceler alemã elogiou conteúdo do documento

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, afirmou hoje que é importante uma rápida aprovação do projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU para pôr fim às hostilidades no Líbano. Condoleezza considera que a votação sobre as propostas deva ocorrer na segunda ou na terça e insistiu em que o documento, estipulado pelos EUA e pela França, permitirá pôr fim à violência em grande escala no sul do Líbano. Condoleezza fez suas declarações em Crawford, no Texas, onde esteve reunida com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que está de férias em seu rancho particular.

Em comunicado divulgado neste domingo, a chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou o acordo. Merkel o qualificou como "um passo importante rumo ao fim das hostilidades".

Os quinze membros do Conselho de Segurança da ONU iniciaram ontem as primeiras discussões sobre a minuta de resolução elaborada por EUA e França para pôr fim às hostilidades entre Israel e as milícias libanesas do Hezbollah. O documento pede o "fim completo das hostilidades", e particularmente exige ao Hezbollah que ponha fim a todos os ataques e a Israel que suspenda todas as suas "operações ofensivas militares" por terra, mar e ar.

Além disso, o texto exige das partes que se comprometam a "trabalhar em um cessar-fogo permanente e uma solução a longo prazo" com base em uma série de princípios e elementos políticos. No plano previsto pela minuta de resolução se destacam a criação de uma zona de segurança e a mobilização de uma força internacional, com mandato da ONU, que conte com a aceitação das partes. A minuta também prevê a demarcação das fronteiras internacionais do Líbano, inclusive as polêmicas Fazendas de Chebaa, ocupadas por Israel, o desarmamento das milícias e a exigência de que o governo de Beirute exerça sua autoridade e soberania em todo o território libanês.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.