Notícias

 | 03/08/2006 16h31min

Espanha e Itália definem posições conjuntas sobre crise no Líbano

Ministro espanhol teve reuniões com autoridades libanesas e sírias

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, se comprometeram hoje a enfrentar conjuntamente a crise do Oriente Médio no âmbito das Nações Unidas e em aspectos relacionados com o envio de uma força de paz internacional ao Líbano.

Fontes do governo espanhol revelaram que Zapatero conversou por telefone com Prodi para informá-lo sobre o conteúdo das reuniões políticas recentes do ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, com autoridades libanesas e sírias.

O primeiro-ministro da Itália classificou como "positiva" a iniciativa de Moratinos. De sua conversa telefônica com Zapatero surgiu um compromisso de atuação conjunta entre Espanha e Itália para enfrentar a crise entre Israel e a milícia xiita do Hezbollah.

Tal compromisso inclui a troca de informações sobre a situação na região e uma atuação conjunta tanto nas Nações Unidas como nas questões relativas ao envio de uma força de paz à zona de conflito.

Moratinos, que mantém Zapatero permanentemente informado sobre suas gestões no Oriente Médio, terá em breve a oportunidade de explicar de forma mais detalhada a seu homólogo italiano, Massimo D'Alema, o resultado de sua viagem a Líbano e Síria para concretizar a atuação conjunta hispânico-italiana.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.