| 20/07/2006 21h32min
Cerca de mil brasileiros que se encontram no Vale do Bekaa, localizado no leste do Líbano, já manifestaram o desejo de retornar ao Brasil. Essa é uma das regiões de mais difícil acesso para a realização de resgates, segundo o embaixador Everton Vieira, coordenador do grupo de trabalho para ajuda de brasileiros no país do Oriente Médio.
– Estamos estudando a possibilidade de enviar ônibus ao vale, mas é uma situação complexa, tendo em vista a situação de segurança. Nós não podemos brincar com essa questão de segurança – afirmou o embaixador.
Segundo ele, o governo brasileiro já entrou em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv e com a embaixada de Israel em Brasília para informar sobre uma possível ida de ônibus fretados para recolher os brasileiros que estão no Vale do Bekaa.
O embaixador informou que muitos dos brasileiros que vivem no Bekaa já se deslocaram para Damasco, na Síria, o que facilitaria o resgate. Segundo ele, o governo brasileiro também estuda a hipótese de enviar um navio para resgatá-los, embora quem está no Vale do Bekaa não tenha acesso ao porto de Beirute, de onde sairia o navio.
– Essa dificuldade de acesso é o que torna um pouco limitada essa situação, essa utilização do navio. Para quem está lá nós estamos trabalhando com a possibilidade deles irem para a Síria, de lá para Adana (na Turquia) e então para o Brasil – explicou Vieira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.