Notícias

 | 18/07/2006 22h55min

Sul-americanos e árabes condenam Israel em reunião

Países pediram um cessar-fogo imediato do Exército israelense

A 2ª Reunião de Representantes de Alto Nível de países árabes e sul-americanos aprovou hoje na Venezuela uma declaração que condena Israel por seus ataques militares ao Líbano e a territórios palestinos e também exigiu um imediato cessar-fogo. A reunião de funcionários governamentais, convocada para dar seguimento aos acordos da Cúpula América do Sul-Países Árabes realizada no Brasil em maio do ano passado, terminará amanhã.

“Os representantes árabes e sul-americanos condenam os contínuos ataques por forças israelenses, que constituem uma reação desproporcional e tiveram como resultado a perda de vidas inocentes entre a população civil", diz a declaração. “Também condenam categoricamente a destruição deliberada de infra-estrutura no Líbano e na Palestina e o bloqueio ilegal imposto sobre eles, o que causa grave sofrimento à população e viola o Direito Humanitário Internacional", ressalta o texto. Nesse sentido, os árabes e sul-americanos "fazem um chamado ao cessar-fogo imediato e instam à comunidade internacional, em particular ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que assuma suas responsabilidades para restaurar a paz e a segurança na região".

A declaração é assinada por representantes de Brasil, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Barein, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Egito, Emirados Árabes Unidos, Guiana, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Paraguai, Peru, Catar, Síria, Sudão, Suriname, Uruguai, Venezuela, Iêmen e a Liga Árabe.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.