Notícias

 | 07/07/2006 14h17min

Presidente do Irã alerta para explosão islâmica com crise em Gaza

Mahmoud Ahmadinejad criticou Israel, afirmando ser uma entidade artificial

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, advertiu hoje sobre os riscos de uma explosão islâmica se Israel não parar sua atual ofensiva militar na Faixa de Gaza. O Presidente dirigiu um discurso aos manifestantes de Teerã que, como no resto do país, tinham sido convocados para ir às ruas expressar apoio aos palestinos e rejeição a Israel.

– (Os israelenses) não deveriam deixar que as coisas chegassem a ponto de acontecer uma explosão no mundo islâmico, pois então não se limitará a fronteiras geográficas, mas queimará também os que criaram (Israel) nos últimos 60 anos – disse o presidente iraniano, em referência aos países ocidentais.

Em linha com seu discurso anti-semita, Ahmadinejad repetiu a tese de que Israel é uma entidade artificial criada pelos países ocidentais, e por isso deve ser levado para outra parte.

– É um falso regime. Não conseguirá sobreviver sem seu apoio (ocidental), por isso acho que a única forma de sair desta crise é que os mesmos que criaram (Israel) o tirem dali – disse.

As manifestações de hoje tiveram a participação de importantes figuras políticas e militares, como o general Rahim Safawi, comandante da Guarda Revolucionária.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.