Notícias

 | 29/06/2006 19h52min

Irã pede reunião urgente do Conselho de Segurança sobre Gaza

País disse que mundo está presenciando mais um grande erro de Israel

O Irã condenou hoje a "bárbara incursão" de Israel nos territórios palestinos e pediu a convocação de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidos (ONU) para abordar a situação no Oriente Médio.

O ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, disse em entrevista coletiva que tinha enviado uma carta ao secretário-geral, Kofi Annan, para que solicite ao Conselho de Segurança a convocação de uma reunião.

– Infelizmente, presenciamos outro grande erro dos muitos que Israel cometeram contra o povo palestino (...) A captura de um soldado israelense não justifica esta ação militar – disse Mottaki.

Mottaki lembrou que os palestinos são uma sociedade democrática, que sofre pelas atuações do governo sionista, que mantém em suas prisões cerca de 10 mil palestinos, entre eles 160 mulheres e 350 crianças.

– Por que a intervenção das forças armadas é considera um ato terrorista em alguns casos e em outros defesa própria? – perguntou.

O representante iraniano também lamentou que a tomada como reféns de representantes do governo palestino por parte do Exército israelense não seja considerada uma "ameaça para a paz e a segurança". Israel prendeu metade dos ministros do governo palestino, liderado pelo movimento Hamas, assim como prefeitos e deputados, enquanto os representantes que residem na Faixa de Gaza se encontram na clandestinidade por temor de serem capturados.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.