Notícias

 | 29/06/2006 08h01min

Israel detém 10 ministros e 20 deputados palestinos

Ministro israelense negou que políticos tenham sido detidos como reféns

As Forças de Segurança de Israel detiveram na madrugada de hoje 87 membros do Hamas, entre elas 10 ministros do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e 20 deputados, além de 23 ativistas da Jihad Islâmica na Cisjordânia, segundo fontes palestinas e israelenses.

As detenções aconteceram nas cidades de Ramala, Hebron, Jenin, Kalkilia e Jerusalém Oriental. O ministro do Interior de Israel, Ronie Bar-On, disse hoje que os membros do Hamas detidos serão investigados. Caso haja suspeitas de vinculação com atividades terroristas, serão julgados.

O Ministério de Relações Exteriores de Israel divulgou hoje uma nota oficial para explicar que as detenções de líderes do Hamas, nesta madrugada, na Cisjordânia ocupada, se deve a suspeitas de que os detidos estão envolvidos em atividades ilegais.

O comunicado acusa o governo do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Movimento Islâmico Hamas, de implantar "uma política de governo terrorista".

– A mão de Israel vai chegar a Ismail Haniyeh – declarou Bar-On à rádio pública israelense, referindo-se ao primeiro-ministro da ANP.

Entre os detidos estão os prefeitos das cidades de Jenin e Kalkilia.

O vice-primeiro-ministro Nasser al-Sha'er, e o presidente do Conselho Legislativo, Aziz Dueik, não estão entre os detidos, segundo fontes palestinas. A mulher do vice-primeiro-ministro contou que soldados israelenses invadiram a sua casa nesta madrugada, mas não encontraram seu marido e foram embora.

Fontes militares informaram que os detidos estão sendo interrogados e, havendo provas, serão levados a tribunais, e que não se trata de seqüestro de pessoas.

Bar-On negou que os políticos tenham sido detidos como reféns para conseguir a libertação do soldado Gilad Shalit, seqüestrado no domingo por milicianos do Hamas e de outras facções.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.