Notícias

 | 06/06/2006 17h04min

Manifestantes da Câmara já haviam invadido ministério em 2005

Movimento MLST surgiu em agosto de 1997

O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que invadiu o Congresso Nacional hoje é o mesmo que realizou uma manifestação no Ministério da Fazenda para exigir o desbloqueio de R$ 2 bilhões do orçamento da reforma agrária, no ano passado. O movimento surgiu em agosto de 1997 e é formado por militantes de esquerda e por ex-lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com Marco Antonio Mitidiero, professor de geografia da Universidade Federal da Paraíba e autor do estudo O Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) e as contradições da luta pela terra no Brasil, o MLST se configura como um movimento radical. O grupo usa um discurso em defesa da revolução socialista baseado nas teses do líder da revolução chinesa Mao Tse Tung.

– É até um movimento muito mais radical que o MST – disse Mitidiero.

Em meados da década de 90, várias dissidências do MST surgiram em todo o país. No entanto, o MLST, conforme Mitidiero, não se enquadra nesse perfil. Apesar disso, o grupo conta com militantes que deixaram, brigaram ou foram expulsos do MST.

– Ele nasce por uma articulação política do Bruno Maranhão, um antigo militante do PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário), que ficou na França auto-exilado e depois ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores – explica.

Para escrever o seu estudo, Mitidiero acompanhou por cinco anos as ações e discussões do movimento. O MLST é organizado principalmente no estado de Pernambuco, e possui representantes em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Maranhão.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.