Notícias

 | 25/05/2006 09h53min

Tarso duvida que Simon emplaque como candidato do PMDB

Senador irá registrar hoje o seu nome como pré-candidato

O ministro da Coordenação Política, Tarso Genro, avaliou hoje as pesquisas eleitorais que apontam a vitória do presidente Lula já no primeiro turno e o nome do senador Pedro Simon como candidato do PMDB.

– Evidentemente a presença do senador Simon na cena política nacional como candidato honraria qualquer adversário, pela história, pela seriedade que ele tem. A minha impressão, a impressão que nós temos, com todo o respeito, é de que dificilmente essa candidatura irá emplacar – disse em entrevista ao programa da Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Segundo o ministro, Simon não deve se consolidar como a alternativa do PMDB para a Presidência da República. Especialmente, porque grande parte do partido defende que a sigla não tenha candidato próprio. Além disso, ele acrescentou que o nome do senador não unifica o partido. Ele disse que isso ocorre não em função do político gaúcho, mas por causa de quem apresenta a sua candidatura, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. O ministro gaúcho deixa claro que o governo ainda tem esperança de se unir ao PMDB nas próximas eleições.

Tarso ponderou ainda que, apesar do bom desempenho de Lula nas pesquisas, o quadro eleitoral ainda não está definido, especialmente em relação ao PMDB, que, segundo ele, terá um papel importante.

– Os indícios são muitos bons. Me parece que há um reconhecimento da ampla maioria da sociedade brasileira de que, apesar das idas e vindas e dos problemas, o governo do presidente Lula é positivo para o país agora e para o futuro – declarou.

Sobre a confirmação da candidatura de Lula, prevista para ocorrer no dia 24 de junho, Tarso deixou claro que é improvável que o nome do presidente não seja a alternativa do PT para a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele acrescentou que a pesquisa reforça o nome de Lula:

– É um resultado que consolida, na minha opinião pessoal, essa alternativa do presidente Lula como candidato a presidente da República. Não haveria mais possibilidade de ele recusar essa indicação, que informalmente e até formalmente já foi feita pelo partido no seu último encontro nacional – afirmou.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.