Notícias

 | 12/05/2006 14h53min

Simon diz que Bolívia trata o Brasil como um país imperialista

Senador diz sentir influência norte-americana em impasse na América Latina

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que a Bolívia está colocando o Brasil como vilão perante o mundo, em relação ao impasse sobre a exploração do gás e do petróleo bolivianos. Segundo o senador, que deu entrevista à Rádio Gaúcha, o governo daquele trata o Brasil como um país imperialista.

– A Bolívia está dizendo que nós roubamos, que estamos explorando. Eu acho uma crueldade. O Brasil não merece isso. Estão querendo fazer um racha na América Latina, e acho isso extremamente negativo – disse.

O senador afirmou que o problema é grave e que isso nunca tinha ocorrido antes na América Latina. O político disse ainda que sente "o dedo americano" na questão.

– Não sei como nem de que forma. Mas os americanos sempre quiseram isso. Sinto que vamos viver horas amargas – afirmou, lembrando que os Estados Unidos viam com antipatia o fato de o Brasil querer integrar a América Latina.

Sobre a possível reivindicação do Estado do Acre pela Bolívia, Simon afirmou que não há o que discutir, uma vez que a integração do território já está consolidada.

O senador gaúcho ainda disse que as divergências entre os dois países não devem ser tratadas dentro do Brasil como uma questão de governo e oposição. Para Simon, o impasse com a Bolívia não envolve somente o presidente Lula, mas diz respeito a todo o Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.