Notícias

 | 11/05/2006 13h24min

Morales pede que andinos abandonem tratados com os EUA

Presidente lamentou acordos de livre-comércio de Colômbia e Peru

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje em Viena que é possível salvar a Comunidade Andina de Nações (CAN) e pediu aos países do grupo que abandonem os tratados de livre-comércio que têm ou negociam com os Estados Unidos.

Morales disse em entrevista coletiva que os tratados de livre-comércio "estão destruindo a CAN", porque os princípios básicos fundacionais do bloco regional são fortalecer as economias nacionais e o comércio na região.

– Se retomarmos esses princípios, certamente se salvaria a CAN – insistiu Morales, ao referir-se à crise que a comunidade integrada por Colômbia, Equador, Bolívia e Peru atravessa após a retirada da Venezuela.

– Estamos preparados para salvar a CAN e pedimos a estes países que mudem sua atitude – disse o presidente ao mencionar os tratados de livre-comércio que Colômbia e Peru têm com os Estados Unidos, e ao que o Equador negocia com o país americano.

Morales lamentou que Colômbia e Peru sigam adiante com seus planos apesar dos protestos em seus países porque os tratados de livre-comércio "fortalecem as economias neoliberais", e defendeu um processo de integração regional em torno dos recursos naturais.

– Os recursos naturais serão a base de uma verdadeira integração – disse ao avaliar as propostas venezuelanas para criar a Petrosur ea Petroamérica.

A crise da CAN deixou no ar a possibilidade de que nesta IV Cúpula da União Européia, América Latina e Caribe, na capital austríaca, sejam iniciadas as negociações destinadas a alcançar um acordo de associação entre os andinos e a UE.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.