| 09/05/2006 13h50min
O senador Jefferson Peres (PDT-AM) vai propor um voto de censura ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Comissão de Relações Exteriores do Senado devido a sua atuação na crise com a Bolívia, provocada pela nacionalização das reservas de petróleo e gás. Amorim disse que o governo sempre atuou com firmeza e que está defendendo os interesses brasileiros.
– Muitos dos que agora defendem uma reação enérgica foram frágeis em relação às grandes potências, como nas negociações da Alca – reagiu Amorim.
O ministro disse que há dois problemas distintos que hoje rondam a Bolívia: a nacionalização das operações da Petrobras no país e o fornecimento de gás natural à indústria paulista. Ele lembrou que, para o caso do gás, o contrato está em vigor e que qualquer problema poderá ser resolvido pelo tribunal de arbitragem de Nova York.
Amorim também lembrou que a situação das terras de brasileiros na Bolívia está bem encaminhada e prevê não haver problemas para os sojicultores, responsáveis por 60% das exportações de grãos do país, porque eles possuem terras produtivas e legais. Para os cerca de dois a cinco mil brasileiros que atuam como posseiros na província do Pando, Amorim acredita que o governo boliviano terá a mesma sensibilidade que o governo brasileiro tem com os 70 mil bolivianos que vivem irregularmente no país.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.