| 27/04/2006 12h57min
Termina nesta sexta o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2006, ano-base 2005. Para quem for declarar pela internet, o prazo acaba às 20h (horário de Brasília). Os que forem entregar a declaração em disquete devem observar o horário de expediente bancário. Já quem for enviá-la em papel precisa estar atento ao horário de funcionamento dos Correios. O download dos programas para entrega da declaração está disponível no especial do clicRBS.
Ao todo, a Receita deve receber 22 milhões de declarações e, segundo estimativas do próprio fisco, este ano mais pessoas devem cair na malha fina do IR, superando as 900 mil do ano passado. Declarações de última hora aumentam o risco de o contribuinte cair na malha fina.
A maior retenção na malha fina se deve a três fatores principais: aumento dos mecanismos de controle eletrônico da Receita (como o cruzamento de dados com a CPMF e gastos com cartão de crédito), erros cadastrais dos contribuintes que deixam a declaração para a última hora e a tentativa de burlar o Fisco, principalmente sonegando algumas fontes de rendimento ou fornecendo dados incompletos de dependentes e deduções.
No ano passado, 98% dos contribuintes optaram pela internet na hora de prestar contas, situação que deve se repetir em 2006. Por conta disso, o site da Receita Federal pode ficar congestionado. Durante esta semana, eram entregues 136 mil declarações em média por hora, sendo que o pico ocorre à tarde, entre 15h e 16h. Até esta quinta, cerca de 17 milhões de contribuintes já havia acertado as contas com o Leão. O número corresponde a aproximadamente 75% do volume esperado até sexta, quando acaba o prazo.
O valor mínimo da multa por atraso na entrega da declaração é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.