| 19/04/2006 20h18min
A TV digital foi um dos temas debatidos hoje durante o primeiro dia do Fórum Internacional de Software Livre – fisl7.0, realizado no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Fernando Castro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e membro da equipe que desenvolveu uma das codificações de vídeo para o SBTVD, e Sérgio Crespo, da Unisinos, afirmaram durante um dos painéis que o debate sobre TV digital apresentado pela mídia está muita aquém do debate real.
Durante o debate, foi quetionado se o software utilizado nas aplicações será livre ou proprietário. Nesse caso, Fernando Castro explicou que e, em qualquer padrão, tudo depende do quanto será liberado para ser modificado ou desenvolvido por cima. Castro explicou que o programador que vai desenvolver uma aplicação de TV digital irá utilizar um conjunto de funções que serão disponibilizadas pelo middleware – que é a camada de software que faz a comunicação entre o hardware e as aplicações desenvolvidas. Quanto mais aberto for o middleware, mais abertas poderão ser as aplicações.
O ponto forte do evento na sexta-feira será a palestra do hacker norte-americano Richard Stallman, 53 anos. Em 1984, foi ele quem deu início ao projeto GNU para a construção do primeiro sistema operacional livre e, no ano seguinte, criou a Fundação Software Livre (FSL).
O encontro conta com o apoio do governo federal, empresas públicas e privadas, centros de pesquisa e organizações não-governamentais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.