| hmin
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril apresentou variação de 0,88% na região metropolitana de Porto Alegre, abaixo dos 1,26% registrados em março. O IPCA foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 10 de maio. O índice nacional foi de 0,80%. No acumulado do ano, o IPCA soma 3,01% na Capital gaúcha.
Segundo o IBGE, com aumento de 8,70%, a gasolina, sozinha, contribuiu com 0,34 ponto percentual no índice. A gasolina e o gás de bujão, que aumentou 8,74% e teve contribuição de 0,13 ponto, foram os principais responsáveis pela alta do IPCA em abril.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. A pesquisa é feita em nove regiões metropolitanas do país (Curitiba, São Paulo, Belém, Goiânia, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza), além do município de Goiânia e de Brasília. Para cálculo do IPCA de abril, os preços foram coletados no período de 29 de março a 26 de abril, e a comparação foi feita com os preços vigentes no período de 1 a 28 de março.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,83% em abril na região metropolitana de Porto Alegre, abaixo dos 1,32% de março. No acumulado do ano, chega a 3,27%. No país, o INPC registrado em abril foi de 0,68%.
O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e se refere às famílias com rendimento monetário de um a oito salários mínimos, sendo o chefe assalariado. Para cálculo do INPC de abril, os preços foram coletados no período de 29 de março a 26 de abril , e a comparação foi feita com os preços vigentes no período de 1 a 28 de março.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.