Notícias

 | 08/02/2002 13h21min

INPC fica em 1,7% e IPCA é de 0,52% em janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu de 0,74% em dezembro para 1,7% em janeiro. Na região metropolitana de Porto Alegre, a taxa ficou em 0,65%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve queda em relação a dezembro, quando o INPC na capital gaúcha fechou em 0,73%.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu para 0,52% em janeiro, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, pelo IBGE. Em dezembro, o índice foi de 0,65%. A queda em janeiro foi puxada pelos preços da gasolina e do setor de vestuário. O IPCA é pesquisado em nove regiões metropolitanas. A de Porto Alegre registrou inflação de 0,47%, menor do que a média nacional.

Os índices de preços divulgados hoje pelo IBGE mostram que a população de baixa renda é a que mais sofre com a inflação maior. O INPC ficou bem acima do IPCA, que mede a variação para quem ganha de um a 40 salários mínimos. O INPC mede a inflação de famílias com renda de um a oito mínimos. A taxa mais alta em janeiro foi registrada em Belo Horizonte e a mais baixa em São Paulo.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.