Notícias

 | 08/03/2006 18h30min

Encontrado quarto cisne morto por gripe aviária na Sérvia

País está com vigilância reforçada para impedir propagação

As autoridades veterinárias sérvias informaram hoje o registro de um quarto caso de gripe aviária do tipo H5, depois que o mesmo vírus foi encontrado na semana passada em cisnes mortos em duas áreas do noroeste e oeste do país.

A vírus do tipo H5 foi detectado em um cisne encontrado morto no último domingo em um canal da zona noroeste de Backi Monostor, limítrofe com a Croácia e a Hungria, segundo informou hoje a Direção veterinária em comunicado.

Na mesma área foram achados nos últimos dias outros dois cisnes mortos por esse vírus, motivando a imposição de severas medidas de controle e proteção, enquanto se espera que o laboratório britânico de Weybridge confirme se se trata ou não do subtipo mais letal, o H5N1.

Nesta semana foi detectado um segundo foco da doença na região ocidental de Bacevci, limítrofe com Bósnia, na qual foi achado outro cisne morto. No país já estavam em vigor medidas especiais de prevenção e controle desde outubro passado, quando foram detectados os primeiros casos de gripe aviária nas vizinhas Romênia e Croácia.

Os controles foram reforçados no mês passado depois que a doença foi registrada também nas vizinhas Hungria, Bósnia e Bulgária.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.