Notícias

 | 08/03/2006 15h52min

Indonésia nega presença do vírus H5N1 em grávida morta

Outras duas pessoas podem ter sido vítimas da gripe aviária

Uma mulher indonésia grávida de cinco meses que morreu na capital do país nesta segunda-feira com sintomas da gripe aviária não tinha contraído a doença, segundo resultados de exames anunciados hoje.

– As análises apresentaram resultado negativo – declarou o diretor de erradicação de doenças animais do Ministério da Saúde indonésio, Hariadi Wibisono.

São aguardados para os próximos dias os resultados das análises de laboratório realizadas em outras duas pessoas cuja morte também é atribuída à gripe aviária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou até o momento 20 mortes pelo vírus H5N1 na Indonésia, o segundo país com maior número de mortes pela doença, atrás apenas do Vietnã.

A gripe aviária, de origem animal, foi detectada na Indonésia no final de 2004, mas não foi anunciada até o início de 2005. Desde então, a doença se estendeu a 27 das 33 províncias do arquipélago, causando a morte de cerca de 10 milhões de aves.

A OMS contabilizou até o momento 95 mortes no mundo devido ao vírus H5N1, e teme que uma mutação dos agentes infecciosos permita que a doença seja transmitida entre humanos.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.