Notícias

 | 17/02/2006 13h20min

Confirmados seis novos focos de gripe aviária na Romênia

Especialistas prevêem disseminação da doença em toda Europa

Seis novos focos ativos de gripe aviária foram identificados na última semana na Romênia, onde as autoridades conseguiram isolar outros 25 em localidades situadas no sul e sudeste do país, informou hoje o Ministério de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MSDR).

O Ministério diz em comunicado que os últimos seis focos confirmados estão nos distritos sulinos de Tulcea (Delta do Danúbio), Constança (costa do Mar Negro) e Dolj (às margens do Danúbio), onde estão sendo realizadas hoje operações de sacrifício das aves domésticas.

Em outras duas localidades do distrito de Constança, em Tuzla e Navodari, há suspeitas de gripe aviária em conseqüência dos resultados positivos dos testes rápidos efetuados hoje em aves mortas.

A situação epidemiológica da gripe aviária foi apresentada recentemente a um grupo de analistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que chegou a Bucareste para analisar a atuação das autoridades para impedir a extensão da cepa H5N1 do vírus e prevenir a doença nos seres humanos.

Os analistas da OMS advertiram hoje, em entrevista coletiva, que a gripe aviária estará presente ainda por uns cinco anos na Romênia e recomendaram ao Ministério da Saúde aumentar a produção de vacina antigripal de 550 mil para 5 milhões de doses, projeto que, asseguraram, será financiado pelo Banco Mundial.

– Toda a Europa terá problemas com a gripe aviária dentro de pouco tempo – disse, por sua vez, Adrian Streinu Cercel, diretor do Instituto Matei Bals, que funciona como centro especializado para prevenir e lutar contra a gripe aviária em humanos.

Cercel destacou que na luta contra a cepa letal H5N1 são muito importantes as medidas profiláticas mais simples, como a higiene elementar com água e sabão e o confinamento das aves domésticas para que não entrem em contato com as migratórias silvestres.

Os analistas da OMS se declararam satisfeitos com a atividade das autoridades romenas e pelo fato de que não foi registrado nenhum caso de gripe aviária em seres humanos.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.