Notícias

 | 08/02/2006 16h30min

Congresso e indústria querem adiar mais a escolha da TV digital

Parlamentar enfatiza necessidade de trazer mais segmentos para a discussão

O Congresso quer montar com o governo um cronograma para a definição do padrão de TV digital que será usado no Brasil. O deputado Walter Pinheiro (PT-BA), que presidiu a comissão geral realizada nesta quarta na Câmara para discutir o tema, disse que é preciso permitir a participação de vários segmentos no debate e informou que será realizado na primeira quinzena de março um seminário para discutir a TV digital.

– Este é um formato de provocação do tema. Esse modelo é muito mais amplo do que a transmissão de imagens – disse o parlamentar.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab, disse que é necessário abrir mais o processo. Ele disse ainda que a indústria e os usuários precisam ser ouvidos.

– A indústria está insatisfeita, não está sendo ouvida – afirmou.

Saab disse ainda que o assunto deve ser tratado levando em conta a capacidade de consumo do povo brasileiro. São produzidos por ano 10 milhões de televisores no país, sendo que 85% do total são de 14 e 21 polegadas.

O governo já anunciou o adiamento da escolha do padrão de TV digital por 30 dias. O governo está analisando as tecnológicas japonesa (ISDB), européia (DVB) e americana (ATSC).

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que houve um atraso na liberação de recursos para os consórcios que estão pesquisando a TV digital, o que acabou adiando a elaboração do relatório final da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.