Notícias

 | 08/02/2006 14h37min

Ministro boliviano acusa transnacionais de complô contra Morales

Empresas petroleiras estariam unidas com partidários do ex-presidente Quiroga

O ministro da Defesa da Bolívia, Walker San Miguel, confirmou hoje a existência de denúncias de um complô contra o presidente Evo Morales e que as empresas transnacionais, juntamente com grupos políticos vinculados ao ex-presidente Jorge Quiroga, estariam envolvidas.

– Os indícios mostram que poderia existir um financiamento de alguma empresa transnacional para um processo lento, paulatino mas sistemático de desestabilização, mas são informações iniciais – disse San Miguel.

Ontem, Morales havia comentado as denúncias e já havia tido que “algumas empresas petroleiras” estariam por detrás das ações. O presidente boliviano afirmou que as denúncias sobre o caso feitas há algumas semanas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, “não foram em vão”. Chávez, no entanto, disse que os Estados Unidos também estariam envolvidos no complô.

San Miguel, por sua vez, disse que as revelações de Morales não tem nada a ver com a denúncia feita pelo presidente venezuelano. De acordo com ele, os dados foram recolhidos por organismos de inteligência bolivianos e em nenhum momento apontam a participação dos Estados Unidos.

AGÊNCIA AP
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.