| 05/02/2006 13h33min
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pretende transferir o controle direto dos corpos de segurança a seu escritório para impedir que esses fiquem sob a autoridade do movimento islâmico Hamas, vencedor nas eleições legislativas de 25 de janeiro. A informação foi divulgada hoje por um jornal israelense.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) tem a intenção de nomear um vice-presidente para que assuma os assuntos de segurança, segundo o jornal Ha'aretz. Aparentemente o responsável será o atual ministro do Interior, Nasser Youssef, o que já gerou a oposição do movimento islâmico, que ontem divulgou um comunicado nesse sentido.
A lei palestina sobre os corpos de segurança estabelece que o comandante supremo da segurança é o presidente, e sob seu comando estão a Segurança Pública, a Segurança Preventiva e a Polícia.
A autoridade sobre os corpos de segurança é um dos assuntos mais espinhosos na formação do novo governo palestino, tanto por razões internas como externas. Em nível interno, os chefes da segurança pertenceram tradicionalmente ao movimento Fatah, e não se sabe o grau de lealdade destes homens a um oficial do Hamas, em particular porque os agentes temem ser despedidos pelos islamitas.
Em nível externo, as forças de segurança sob o comando do Hamas tornariam impossível qualquer tipo de cooperação com Israel, que considera essa organização um grupo terrorista.
Abbas se reuniu ontem em Gaza com o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, candidato a primeiro-ministro, para conversar sobre os primeiros passos na formação do governo. Em teoria, o presidente pode designar quem quiser para o cargo de primeiro-ministro, mas disse que respeitará o desejo do povo
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.