Notícias

 | 12/01/2006 17h47min

Campo Bom registra mais de 39°C pelo sexto dia seguido

Onda de calor deve diminuir um pouco amanhã e sábado e voltar no domingo

O município de Campo Bom, no Vale dos Sinos, registrou, pelo sexto dia consecutivo, temperatura acima dos 39°C. É a primeira vez, nos 22 anos da Estação de Climatologia de Campo Bom, que o calor intenso se mantém por tanto tempo. A medição desta tarde indicou uma temperatura de 41,5°C. A maior máxima de todos os tempos no Estado foi de 42,6°C em Alegrete, no ano de 1917, e em Jaguarão, no ano de 1943.

Para o meteorologista e diretor-geral da Climatologia Urbana, Eugenio Hackbart, esta é uma das mais intensas ondas de calor já registrada no Rio Grande do Sul. Ontem, o calor foi muito mais intenso na área metropolitana do que no restante do Estado. Além dos 41,1ºC em Campo Bom, foram registrados 39,3ºC na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo e 37ºC no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e na Base Aérea de Canoas. Já no interior gaúcho, as máximas foram de 35ºC em Santa Maria e Santo Ângelo, 34º C em Uruguaiana e Pelotas e 32ºC em Bagé.

A boa notícias para os gaúchos que vêm sofrendo com temperaturas tão altas é que a onda de calor pode diminuir um pouco amanhã e no sábado, em grande parte do Estado. Áreas de instabilidade vão trazer maior quantidade de nuvens e chance de chuva, evitando uma alta das temperaturas. Ainda assim, as máximas podem ficar acima dos 35ºC em diversas localidades. Já no sábado, a grande presença de nuvens e os períodos de chuva previsto devem determinar que os gaúchos tenham um dia muito abafado mas sem os extremos de calor verificados nos últimos dias.

No domingo, o calor volta a ganhar força e as máximas de novo se aproximam dos 40ºC no Rio Grande do Sul. Temperaturas altas ainda estão previstas para a próxima semana, mas não no mesmo patamar atual. Conforme Hackbart, são esperadas máximas, na média, entre 32ºC e 35ºC na próxima semana.

CLIMATOLOGIA URBANA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.