Notícias

 | 11/01/2006 18h20min

Temperatura volta a superar 41ºC no RS

Calor e possibilidade de temporais persistem até pelo menos sexta-feira

A temperatura em Campo Bom chegou a 41,1ºC nesta quarta, o quinto dia com temperaturas acima de 39ºC na cidade, uma recorde histórico segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

– A temperatura máxima média está próxima de 40 graus há cinco dias e tal condição além de absolutamente incomum é extremamente rara. A última vez que tivemos uma seqüência de temperaturas de 40 graus foi em 1986 e mesmo assim foram apenas três dias de sufoco. Nesta onda de calor já são cinco dias consecutivos com máximas ao redor ou acima dos 40 graus – diz o diretor-geral da Climatologia Urbana, Eugenio Hackbart.

Para o meteorologista, esta é uma das mais intensas ondas de calor já registrada no Rio Grande do Sul. O calor hoje foi muito mais intenso na área metropolitana do que no restante do estado. Além dos 41,1ºC em Campo Bom, foram registrados 39,3ºC na sede da Climatologia Urbana em São Leopoldo e 37ºC no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e na Base Aérea de Canoas. Já no interior gaúcho, as máximas foram de 35ºC em Santa Maria e Santo Ângelo, 34º C em Uruguaiana e Pelotas e 32ºC em Bagé.

Segundo a previsão da Climatologia Urbana, a quinta deve continuar quente no Rio Grande do Sul, com máximas acima de 40ºC, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. Mesmo menos intenso devido à grande cobertura de nuvens e aos períodos de chuva isolada, o tempo quente e abafado deve prosseguir na sexta-feira. A combinação de muito calor e umidade também favorece a ocorrência de temporais localizados, típicos de verão, mas que em alguns casos podem ser intensos e virem acompanhados de chuva torrencial, vendaval e queda de granizo.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.