| 10/01/2006 14h04min
O governo japonês anunciou hoje que 77 pessoas, em sua maioria empregados em fazendas avícolas, poderiam estar infectadas com o vírus H5N2, uma variante menos forte da que produz a gripe aviária.
A notícia da possível contaminação, que, se confirmada foi divulgada em comunicado oficial veiculado pela agência local Kyodo.
Os exames de anticorpos sugeriram que as 77 vítimas não desenvolveram os sintomas da infecção e que não correm risco de contagiar outras pessoas.
O parecer foi o resultado de um exame de 353 funcionários de 34 fazendas avícolas em regiões como Ibaraki e Saitama, onde se registraram casos de infecção do vírus do H5N2.
Cinco dos possíveis infectados eram funcionários municipais dedicados a trabalhos de controle de epidemias na província de Ibaraki.
O relatório indica que as possíveis infecções ocorreram antes de ser detectado o vírus nos animais e aconteceu quando as vítimas entraram em contato com o excremento das aves sem tomar medidas preventivas.
Os primeiros focos de gripe aviária foram detectados no Japão em abril de 2004 em uma fazenda da região de Kioto, onde se localizou o vírus H5N1. Na ocasião foi diagnosticado um caso humano de infecção e outros quatro de possível contágio, mas nenhum resultou em morte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus H5N1 produziu 76 mortes em Camboja, China, Indonésia, Tailândia, Turquia e Vietnã.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.