| 10/01/2006 01h12min
O Ministério chinês da Saúde anunciou hoje o oitavo caso de vírus H5N1 em humanos, um menino de seis anos chamado Ouyang, na província central de Hunan. A família do garoto convivia com aves domésticas no distrito de Guiyang, e há algumas semanas algumas destas aves morreram. O menino começou a mostrar sintomas de febre e pneumonia em 24 de dezembro e agora está hospitalizado em situação estável.
As análises que detectam a presença do vírus H5N1 feitas pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças da China deram positivas de acordo com os standards da Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma data não precisada pelo Ministério.
Trata-se do oitavo caso registrado em humanos na China, dois deles fatais (nas províncias orientais de Anhui e Fujian), e o terceiro caso detectado na província central de Hunan. As autoridades locais mantêm sob observação médica as pessoas que mantiveram contato com o pequeno Ouyang, e por enquanto não detectaram nenhum sintoma clínico anormal entre eles.
A gripe aviária é endêmica entre aves na Ásia desde 2003, e até o momento foram registrados 146 casos humanos dos quais 76 foram fatais em seis países: Camboja, China, Indonésia, Tailândia, Turquia e Vietnã, segundo dados da OMS, e a maioria dos afetados tinha contato com aves doentes.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.