| 29/12/2005 13h27min
O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, disse em entrevista à rede de televisão Al Jazira que o presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, é um terrorista e denunciou uma "guerra suja" dos Estados Unidos contra ele.
– Bush é o único terrorista, porque é o único que intervém militarmente nos assuntos de outros países. Isso é terrorismo de Estado, mas aqueles que reivindicam seus direitos, esses não são terroristas – disse Morales, segundo a tradução da entrevista, emitida pela rede na manhã de hoje.
Morales também se referiu à presença militar dos EUA na Bolívia, e advertiu que não permitirá que nenhum soldado americano saia de suas bases vestindo o uniforme, porque "quero fazê-los respeitar a Constituição de nosso país".
Ao explicar seus polêmicos planos para nacionalizar os recursos petrolíferos e do gás, Morales disse que não pretende confiscar as propriedades das companhias estrangeiras que investiram nesses setores.
– Precisamos de parceiros e não donos; vou me coordenar com o presidente venezuelano (Hugo) Chávez, os presidentes do Brasil e da Argentina e de outros países, como parte de uma campanha para recuperar o controle de nossos recursos naturais sem esperar que os EUA ou o Banco Mundial venham nos ajudar – disse.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.