| 16/12/2005 16h56min
A Controladoria-Geral da União (CGU) deve concluir até o final do ano toda a auditoria nas contas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Há seis meses, cerca de 50 auditores estão analisando 250 contratos da empresa, e 20 relatórios já foram enviados para o Ministério Público Federal, para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI), para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para a Polícia Federal.
Segundo o ministro da CGU, Waldir Pires, a maior parte dos contratos já foi analisada e que agora falta pouca coisa. Ele lembrou que, com base nos relatórios da Controladoria-Geral, o governo afastou mais de 50 funcionários dos Correios e de outros órgãos também investigados por denúncias de mau uso do dinheiro público, como Brasil Resseguros SA (IRB), Furnas e Banco do Nordeste.
Pires participou nesta tarde, no Rio de Janeiro, do 2º Encontro Regional de Ouvidorias Públicas da Região Sudeste. Na palestra, disse que o governo tem sido transparente sobre o emprego do dinheiro público, mas enfatizou que o cidadão pode ajudar a fiscalizar os gastos do governo. Waldir Pires destacou o Portal da Transparência, que divulga na internet todos os gastos públicos com programas sociais.
Segundo o ministro, desde o início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a Controladoria-Geral da União já auditou mais de 7,5 mil processos e todos foram encaminhados ao Tribunal de Contas. Pires lembra que, além disso, 5,3 mil processos já com indícios de irregularidades (chamados de tomadas de contas especiais) também foram encaminhados para fiscalização do TCU.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.