Notícias

 | 01/12/2005 08h01min

Lula admite prejuízos com a queda do PIB

Presidente lamenta estagnação econômica de duas décadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite de ontem que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre é ruim, mas argumentou que herdou duas décadas de estagnação econômica. O presidente disse ainda que, se pudesse, baixava os juros por medida provisória.

¿ Não tenho culpa se só peguei o governo há três anos. E nem três anos faz ¿ disse.

Lula realizou um discurso de 40 minutos no encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, que teve a presença de centenas de empresários, políticos e sindicalistas do Estado. O presidente também fez menção à crise política.

¿ Não me assusta que tenha tido um decréscimo no PIB no terceiro trimestre. Para mim foi ruim. Eu gostaria que tivesse crescimento de um monte por cento. Não crescemos. Mas temos que nos perguntar que país resistiria em função da crise política que estamos vivendo. Que país resistiria? ¿ comparou.

Para o presidente, o mais importante é o país crescer entre 3% e 5% durante 10 anos. Ele disse que assume as suas responsabilidades, que no passado eram repassadas para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

¿ No Brasil, nós nos acostumamos a transferir responsabilidades. O prefeito transfere para o governador, o governador transfere para o presidente e o presidente transferia para o FMI. Como hoje não temos mais acordo com o FMI, o presidente não tem mais para quem passar ¿ disse.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.