| 30/11/2005 21h58min
Antes do início da votação do parecer do Conselho de Ética da Câmara que pede a cassação do deputado federal José Dirceu (PT-SP), diversos parlamentares discursaram em plenário.
– José Dirceu (PT-SP) foi o subcomandante do mensalão – disse o deputado Babá (P-Sol-PA), afirmando aind a que o comandante do suposto esquema foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Dirceu já está cassado pela sociedade brasileira, que não aceito o achincalhe das mentiras; a defesa de Dirceu é toda baseada em mentiras – completou Babá.
Já o deputado Inaldo Leitão (PL-PB) afirmou que a democracia não pode conviver com julgamentos políticos dissociados do Direito. Na avaliação dele, o processo contra Dirceu não respeitou os princípios do amplo direito de defesa.
– Não tenho relações pessoais com Dirceu. O PT, inclusive, é meu adversário na Paraíba, mas não posso ser adversário do Direito e por isso votarei contra a cassação do deputado – informou.
Também em defesa do petista, Vicente Cascione (PTB-SP) avaliou que Dirceu foi convincente ao apresentar sua defesa ao Plenário.
O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou que a decisão da Câmara na noite de hoje não é relativa apenas ao mandato do deputado José Dirceu (PT-SP), mas também a uma luta política com vistas às eleições de 2006. Segundo ele, a cassação sem provas do mandato de um parlamentar abriria um precedente perigoso.
– Cassar um mandato sem provas cabais de quebra de decoro seria um retorno aos tempos da ditadura – afirmou Berzoini, que é presidente nacional do PT.
Agora, os parlamentares estão votando sobre o parecer. A votação será secreta. Os deputados votarão por meio de cédulas impressas colocadas em envelopes, a serem depositados em urnas instaladas junto à Mesa.
Antes do começo da votação, o painel eletrônico registrava a presença de 475 deputados, mas o quorum da votação será aquele que for apurado nos votos impressos. Para a cassação do mandato, o parecer do conselho deve obter pelo menos 257 votos favoráveis (metade mais um do total de 513 deputados).
AGÊNCIA CÂMARAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.