Oktoberfest 2008 | 19/10/2008 14h25min
Se o Parque Vila Germânica receber neste final de semana tantos foliões quanto no anterior, tudo indica que quem precisar usar o banheiro vai ter de enfrentar filas e ter muita paciência para esperar. Sábado passado, quando mais de 72 mil pessoas passaram pela festa, o aglomero em frente aos sanitários, principalmente no Setor 1, já indicava o problema.
- A festa é reconhecida nacionalmente e por isso atrai turistas de todo o país. É preciso uma estrutura que atenda a esse público. Tem de ter mais banheiros - defende a analista de sistema Eliane Veras Limas, 29 anos, que veio de Fortaleza (CE).
Ao todo, são 304 vasos sanitários dentro do parque e no entorno. Para a organização, o número atende às necessidades do público.
- Não há possibilidade de construir uma estrutura de banheiros para atender plenamente a Oktoberfest. Transformaríamos os pavilhões em banheiros, que, no restante do ano, ficariam inutilizados. É claro que entendemos que durante a festa precisamos ampliar o número e por isso contratamos os pipi-móveis - explica o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette.
Para ele, a rejeição do público aos banheiros ecológicos contribui para o problema. Além disso, o pico da festa provoca as inevitáveis filas. Mette reconhece ainda que os foliões muitas vezes preferem usar os sanitários próximos às entradas, evitando se deslocar até os instalados aos fundos dos setores. Um exemplo são os banheiros atrás do palco do Setor 2. Lá se concentra o maior número em um mesmo espaço - são 38 vasos sanitários no feminino e 18 no masculino, que ainda conta com 24 mictórios. A organização assegura não ter registrado reclamações sobre o assunto.
JORNAL DE SANTA CATARINAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.