Oktoberfest 2008 | 19/10/2008 14h16min
Quem dança ao som do zicke-zacke dos carros alegóricos ou corre para pegar um X-Alemão nem imagina o trabalho e o investimento que são feitos para dar vida às novas atrações dos desfiles da Oktoberfest. Este ano as novidades são o Trem do Moinho, a cozinha do Essenwagen e o Lichtwagen.
Só para montar a nova biga (estrutura sobre duas rodas onde o chef prepara o X-Alemão) do Carro da Comida, o Essenwagen, foram investidos R$ 15 mil. E o Carro da Luz ou Lichtwagen, saiu do papel para os desfiles com R$ 50 mil. O valor empregado para o trem percorrer os trilhos da Rua XV de Novembro não foi divulgado pelo Complexo Turístico Moinho do Vale. No entanto, o diretor do empreendimento, Fábio Sartori, conta que a união entre amigos deu movimento ao trem.
Os designers blumenauenses Bruno Barbieri e Erickson Ribeiro, sócios-proprietários da Joy Branding e Desing, foram os responsáveis pelo projeto de transformar um trator comprado em um ferro velho em uma locomotiva com dois vagões. Também foram os dois que desenharam e acompanharam a produção da biga como cozinha para fazer o X-Alemão do Essenwagen.
Para os designers, o maior desafio foi encontrar quem montasse o trem. Foi preciso adaptar mão-de-obra qualificada. Numa oficina do Bairro Jordão, o trator ganhou forma de locomotiva. O volante que fica no meio do veículo teve de ser deslocado para dar lugar ao maquinista. E o escapamento teve de ser trabalhado para soltar a fumaça para cima, saindo de dentro da chaminé. O trem recebeu estrutura de ferro para comportar 30 pessoas. O proprietário da oficina, o mecânico Roberto Frank de Souza, foi convidado para ser o maquinista. A pintura do veículo foi feita em outra oficina da cidade, no Garcia. Os assentos do trem vieram de São Paulo de uma empresa que produz bancos automotivos.
Segundo Barbieri, para o veículo funcionar, foi preciso movimentar cerca de 20 prestadores de serviços que receberam uma renda-extra nesse mês de outubro.
– Tudo isso mostra o poder de organização das empresas daqui em prol da receptividade ao turista– resume o designer.
JORNAL DE SANTA CATARINAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.