Notícias

 | 13/07/2005 07h17min

Lula chega a Paris para visita oficial de três dias

Presidente participa das comemorações de festa nacional francesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidado de honra para a celebração de 14 de julho, a festa nacional francesa, chegou no início desta manhã em Paris. Lula faz uma visita oficial à França de três dias.

Trata-se da segunda visita à França do presidente Lula, que aterrissou no aeroporto Roissy-Charles-de-Gaulle pouco depois das 5h (2h de Brasília). No local foi recebido pela ministra delegada francesa de Ultramar, Brigitte Girardin. Acompanham Lula a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e Luiz Dulci da Secretaria Geral da Presidência. A eles se unirão na capital francesa os ministros da Cultura, Gilberto Gil, Exteriores, Celso Amorim, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

A apertada agenda do presidente brasileiro começa hoje com um discurso sobre a política externa de seu país na Universidade de Sorbone, durante o seminário "Brasil, ator global". Em seguida Lula pronunciará outra alocução sobre a política econômica brasileira perante uma delegação de empresários franceses.

Para a tarde está previsto o encerramento do Fórum franco-brasileiro da Sociedade Civil e, à noite, o presidente jantará com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, após encontrar-se na Prefeitura da capital francesa com representantes da comunidade brasileira na França. Amanhã o presidente desfilará junto ao presidente francês, Jacques Chirac, pelos Champs-Elysées na abertura do tradicional desfile militar de 14 de julho.


Haverá ainda uma reunião entre Lula e Chirac na sexta, em que os governantes irão conversar sobre assuntos internacionais, como as negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia, a reforma das Nações Unidas e a situação no Haiti. Os presidentes devem assinar acordos nos setores aeronáutico, energético, tecnológico, cinematográfico, ambiental e de infra-estrutura.

Durante sua estadia em Paris, Lula também participará de alguns atos do chamado Ano do Brasil na França. O evento inclui uma ampla agenda de exposições e shows com a intenção de difundir a cultura desse país sul-americano.

As informações são da Agência EFE.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.