| 01/03/2005 22h40min
A Defesa Civil registrou nesta terça, 1º de março, o maior número de decretos de emergência devido a estiagem desde que começou a fazer o levantamento, há 14 anos. A lista atingiu 396 municípios, cerca de 80% do Estado. Além disso, 1,346 milhão de moradores de zonas urbanas e rurais de 52 cidades enfrentam racionamento de água.
Em 27 de dezembro, as prefeituras de Aratiba e Barra do Rio Azul foram as primeiras a decretarem situação de emergência. No ano passado o Estado viveu drama semelhante na mesma época, quando 390 municípios decretaram situação de emergência.
O prognóstico do 8º Distrito de Meteorologia é de que o outono terá chuvas de volumes normais a um pouco acima da média histórica. As precipitações podem suspender racionamentos, mas não repõem os grãos de milho e soja, nem recuperam o déficit hídrico do Estado, que não tem volume de chuva suficiente para repor as águas subterrâneas desde 2003.
As informações são de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.