O ano do Leão | 17/11/2008 13h09min
Ao longo das 35 rodadas necessárias para que o Avaí conquistasse sua vaga na elite do futebol brasileiro em 2009, o clube catarinense se destacou não só por sua regularidade e por ter sido o único time a ameaçar o Corinthians na liderança. O Leão brilhou em jogadas históricas nesta Segundona, com gols inacreditáveis num ano em que tudo deu certo para o Avaí. Alguns lances que marcaram a campanha de sucesso estão sendo relembrados pelo Diário Catarinense. Veja abaixo.
O surpreendente Jef Silva
O primeiro gol da Série B deste ano foi do Avaí. Nos primeiros minutos da partida contra o Paraná, em Curitiba, o volante Batista lançou o lateral Jef Silva na esquerda da área. O jogador tentou cruzar, mas fez um golaço, o primeiro em sua carreira como profissional. Como não estava acostumado, ouviu de Vandinho:
— Corre, rapaz!
O lateral correu para comemorar e dedicou o gol para sua mãe.
Martini e o vento Sul
Foi de novo contra o Paraná que o Leão virou manchete. Jogando a favor do vento, o goleiro Eduardo Martini pegou a bola na sua área, pensou em lançar com a mão para o lateral, mas parou.
Chutou forte, deu um balão, a bola atravessou o campo da Ressacada, quicou no chão e encobriu o goleiro adversário. Era o gol do vento Sul.
O arqueiro fez seu primeiro gol na carreira e beijou a aliança sob suas luvas para homenagear a esposa Renata. Os companheiros correram para abraçá-lo na área.
Evando, o showman
Nos gols inacreditáveis do Avaí, Evando foi o personagem principal. Contra o Corinthians, marcou um de bicicleta; contra a Ponte Preta, de fora da área, após dominar a bola no peito e, de esquerda, acertar as redes. Evando ainda faria o gol do acesso. E, todos estes momentos, ocorreram no Estádio da Ressacada.
Três de forma inusitada
Contra o Gama-DF, em Brasília, o Avaí ainda não tinha vencido fora de casa no segundo turno. No primeiro gol, Arlindo Maracanã chutou de fora da área e o zagueiro adversário desviou para dentro. No segundo, Abuda chutou, a bola desviou no adversário e entrou. Para fechar, Odair fez um golaço, aproveitando saída errada do goleiro.
Marquinhos ataca de 100
Marquinhos, além de comandar o meio-campo do Avaí, marcou gols especiais. Contra o Paraná, foi um deles. Vestia a camisa 100, em homenagem ao número de jogos dele no Avaí. O meia arriscou o chute, a bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro. Era o 100º gol do Avaí na temporada 2008.
Na Ressacada, Martini é cumprimentado pelos jogadores após marcar um inacreditável gol de goleiro
Foto:
Glaicon Covre
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.