| 18/06/2008 12h53min
Encerradas duas fases, a Segundona Gaúcha inicia no sábado a disputa do octogonal decisivo - de onde apenas dois vão se classificar para o Gauchão 2009. Desde o início de março, 18 equipes foram eliminadas. E entre as oito finalistas, duas se destacam.
Com 55 pontos, o Avenida de Santa Cruz do Sul foi quem mais pontuou, somadas a 1ª e a 2ª fases. Em 26 jogos disputados, o time treinado por Hélio Vieira apresenta ainda o melhor ataque - 52 gols marcados, com uma média exata de dois por partida.
Mas a melhor campanha no quesito aproveitamento é do Ypiranga de Erechim. A equipe disputou dois jogos a menos que o Avenida, e soma 52 pontos no total, o que representa um aproveitamento superior a 72% - contra 70,5% do time de Santa Cruz do Sul.
Avenida e Ypiranga dividem também o maior número de vitórias - 16 para cada. E a equipe de Santa Cruz do Sul, junto com o Pelotas, foi quem menos perdeu entre os oito finalistas: apenas três derrotas. O Ypiranga vem logo atrás, com quatro.
O Ypiranga tem ainda um bom sistema ofensivo - é o terceiro melhor ataque, com 43 gols marcados, e conta com o artilheiro da competição (Vágner, 14 gols). Mas nem só de ataque vive a equipe de Erechim. Com apenas 14 gols sofridos, o Ypiranga do técnico Tonho chega ao octogonal com a melhor defesa entre os oito classificados.
As duas equipes estréiam domingo no octogonal decisivo. O Avenida recebe o Brasil-Fa em Santa Cruz do Sul, e o Ypiranga vai a Venâncio Aires enfrentar o Guarani-Va. Essa partida depende do julgamento de um recurso do Riograndense-SM, que pode substituir o Guarani-Va no octogonal caso consiga reverter a punição que resultou na perda de 6 pontos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.