| 21/06/2006 22h10min
O lançamento de um míssil de longo alcance pela Coréia do Norte seria recebido pelos Estados Unidos como uma ameaça clara à paz e à segurança internacional. A declaração é do embaixador norte-americano na ONU, John Bolton.
Os indícios de que a Coréia do Norte se prepara para lançar o artefato são muito sérios, disse o embaixador e antigo responsável do Departamento de Estado norte-americano pela luta contra a proliferação nuclear. O embaixador admitiu, no entanto, que os Estados Unidos ainda não sabem as intenções da Coréia do Norte.
– Não sabemos exatamente o que Coréia do Norte tem em mente... Poderia ser um teste, poderia ser uma provocação, poderia ser um preparativo real para um lançamento – afirmou.
Depois de participar em Viena de uma cúpula bilateral com a União Européia (UE), o presidente norte-americano, George W. Bush, assegurou hoje que se Pyongyang seguir adiante com suas intenções, se isolará ainda mais da comunidade internacional. Bush ressaltou o nervosismo que gera o fato de um regime não transparente se dispor a lançar um míssil. O governante também reiterou que as autoridades norte-coreanas devem se ajustar aos compromissos que elas mesmas assumiram neste âmbito.
Bush elogiou o fato de o governo chinês ter se pronunciado contra as intenções de Pyongyang e ter decidido assumir a responsabilidade de fazer frente ao problema que a Coréia do Norte representa neste momento.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.