| 18/06/2006 14h16min
O governo dos Estados Unidos lembrou hoje à Coréia do Norte seu compromisso de manter uma moratória de seu programa de testes de mísseis, frente aos preparativos de Pyongyang para lançar um míssil de longo alcance.
Tony Snow, porta-voz do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje que a Casa Branca espera que os norte-coreanos retornem à mesa de negociações sobre seus planos nucleares, e que não concretizem seu anunciado teste de um míssil intercontinental.
– Não queremos que ocorra um teste de mísseis fora da Coréia do Norte – disse hoje Snow ao canal de televisão Fox News e a outras emissoras.
O porta-voz presidencial americano destacou que o país comunista anunciou em 1999, por vontade própria, uma moratória nos testes de mísseis.
– Esperamos que mantenham esta moratória – acrescentou Snow, ao indicar que os EUA também esperam que Pyongyang cumpra a promessa feita em setembro passado de retornar à
mesa de negociações do sexteto (EUA, Japão, China, Rússia
e as duas Coréias) para tratar do plano nuclear norte-coreano.
As negociações, atualmente suspensas, têm como meta persuadir a Coréia do Norte a abandonar seu programa nuclear em troca de uma série de benefícios e da assistência de parte da comunidade internacional para seu desenvolvimento atômico com fins pacíficos.
Snow afirmou que, se os norte-coreanos retornarem à mesa de negociações, poderia haver a possibilidade de realização de conversas diretas com os EUA sobre o programa nuclear do país comunista.
Neste fim de semana, EUA e Japão advertiram à Coréia do Norte que poderiam impor-lhe sanções econômicas se lançar o míssil balístico de longo alcance cujos preparativos o país parece ter acelerado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.