| 30/08/2012 11h16min
Com exercícios comuns na ginástica e na yoga e uso de acessórios, como bolas e equipamentos, o Pilates se popularizou no Brasil nos últimos anos e vem atraindo milhares de adeptos as clínicas especializadas no método e academias.
Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Pilates trabalha força, resistência, flexibilidade e equilíbrio do corpo, além de contribuir para a melhora da percepção corporal.
Clique aqui e veja onde fazer Pilates em Curitiba e Região Metropolitana
Para entender como funciona o método Pilates, para quem é indicado e quais são as modalidades existentes, o hagah conversou com Gylian Dib, sócia-fundadora do Núcleo do Corpo, mestre em Educação e certificada em Pilates pelo Physicalmind Institute® de Nova York/ DeMarkondes Pilates® e em Gyrotonic Expansion System® e trainer no método pelo DeMarkondes Pilates®. Confira!
hagah – O que é Pilates?
Gylian – Atualmente o método Pilates é considerado um sistema de movimentos que estimula o desenvolvimento e a manutenção das funções do corpo.
hagah – Como funciona o método do pilates?
Gylian – A proposta do método Pilates é promover o aumento e a aquisição do controle neuro-motor do tronco, permitir maior amplitude de movimento nas articulações dos membros superiores e inferiores e desenvolver a percepção corporal.
hagah – Quais são os tipos e/ou modalidades de Pilates?
Gylian – Basicamente, o método Pilates pode ser praticado no solo (com ou sem o uso de acessórios) e em equipamento próprio para o método (desenvolvido especialmente para a prática de um repertório específico de movimentos).
hagah – Entre os tipos / modalidades que existem quais são as diferenças entre elas?
Gylian – Na prática do Pilates de solo, o corpo é a própria carga a ser vencida durante a realização dos movimentos, além é claro, da força da gravidade. Na prática do Pilates em equipamento, os movimentos são realizados tracionando resistências elásticas (molas) que podem assistir ou resistir ao movimento.
hagah – Quais são os benefícios do pilates?
Gylian – A prática do método Pilates promove inúmeros benefícios, tais como: aumento da percepção corporal, melhora da qualidade respiratória, aumento do tônus muscular, aumento dos músculos do assoalho pélvico e reorganização do alinhamento postural.
hagah – Para quem a prática do pilates é recomendada?
Gylian – O método Pilates é recomendado para quase todos os perfis de público, no entanto é importante saber que existem contraindicações de alguns movimentos para patologias específicas. Por essa razão, é necessário que o instrutor de Pilates conheça seu cliente antes de dar início ao trabalho. Desta forma, podemos escolher o repertório de movimentos mais indicado para cada praticante.
hagah – Qual a frequência indicada?
Gylian – De modo geral, duas vezes por semana é uma boa frequência para que os resultados surjam e sejam mantidos. É importante conhecer a rotina de outras atividades físicas que o cliente, eventualmente faça, para que a distribuição e a intensidade do trabalho sejam adequadas.
hagah – Após quanto tempo de prática o aluno começa a sentir os resultados?
Gylian – Para responder a esta pergunta, nada melhor que uma frase do próprio Pilates: “Após 10 sessões você se sentirá melhor, após 20 sessões você se sentirá diferente, após 30 sessões você terá outro corpo” (Joseph H. Pilates, 1945).
hagah – Com relação à Núcleo do Corpo, quais são as modalidades que a clínica oferece?
Gylian – O Núcleo do Corpo trabalha com dois métodos de reeducação, reabilitação e pós-reabilitação do movimento: o Pilates e o Gyrotonic®. Em relação ao método Pilates, o Núcleo do Corpo oferece: Pilates solo, Pilates em equipamento e o Standing Pilates (Pilates em Pé), tanto em pequenos grupos quanto em atendimentos individuais.
:: Leia Mais
» Núcleo do Corpo apresenta Standing Pilates ou Pilates em Pé
Tweet
HAGAH PR
Pilates em Pé ou Standing Pilates é uma das modalidades oferecidas pelo Núcleo do Corpo
Foto:
Divulgação
/
IEME Comunicação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.