| 20/07/2012 14h46min
Mais alto, mais rápido, mais forte. E com a melhor imagem. Para acompanhar da melhor maneira as competições esportivas do Jogos Olímpicos de Londres 2012, o hagah investida e explica para você como escolher o melhor aparelho de TV para sua sala de estar.
TV de plasma ou LCD – Os preços destes tipos de aparelhos estão cada vez mais baixos e a procura por eles cada vez maior. Os modelos de 32 polegadas são os mais vendidos, mas para os mais exigentes existem os que ultrapassam as 50 polegas e que não vão deixar escapar nenhum detalhe das partidas.
Chamados de slim, estes dois tipos de aparelho são até 30% mais finos do que o normal. O peso também é bem menor do que os televisores de tubo.
Uma televisão plasma ou LCD que tenha full-HD, consegue uma resolução de 1920×1080. Porém não se impressione com os números, existem outros aspectos que devem ser levados em consideração, como o nível das cores e a fluidez e contraste de imagem. Algo importante a observar na hora da compra é se a TV vem com conversor de TV digital integrado. Isso significa que ela conseguirá captar os sinais digitais (e em HD) que os satélites (ou o cabo) enviam, e assim, a qualidade de imagem será melhor. Se você não for comprar uma televisão nova, pode comprar um conversor digital para usufruir da imagem em alta definição. As transmissões da SporTV, da ESPN e da Record das competições olímpicas serão em HD neste ano.
Quando usar plasma e quando usar LCD? Em ambientes claros e com aparelhos de até 42 polegadas a tecnologia indicada é a de LCD. Para quem optar por televisores maiores do que 42 polegas, as mais indicadas são as de plasma, que costumam oferecer qualidade de imagem superior à dos LCDs, especialmente em ambientes escuros.
TV de tubo – Além do preço mais baixo, a antiga televisão de tubo tem outras qualidades, como alto brilho da imagem, bom contraste e excelente ângulo de visão. O maior problema deste tipo de aparelho é o alto consumo de energia, que chega a ser o dobro do consumido pelas de plasma e LCD.
Quem tem uma televisão de tubo também pode aproveitar a qualidade da transmissão digital, mas atenção: qualidade digital é diferente de alta definição, para ter acesso a à programação em HD, o telespectador deve ter uma TV HD Ready (resolução de 720 pixels) ou Full HD (1.080 pixels).
TV de LED – As TVs de LED são um tipo de LCD. Enquanto usam LEDs (light-emitting diode ou, em portugês, diodos emissores de luz) para que a imagem fique visivel na tela, as LCDs tradicionais usam CCFL (lâmpadas fluorescentes de cátodo frio). As TVs de LED são na verdade LCDs iluminadas por LEDs.
Em comparação com as LCDs convencionais as TVs de LED oferecem mais brilho, consomem menos energia, têm menor espessura e a imagem é um pouco melhor, porém são mais caras.
TV 3D – Vários modelos de televisores 3D já começaram a ser vendidos no Brasil. Além de ser full-HD, essas TVs provocam uma distorção das imagens que, com o uso dos óculos apropriados - polarizados - dá a sensação de que as imagens são tridimensionais aos espectador. Essas TVs estão disponíveis no mercado a partir do tamanho 42 polegadas, até as 65 polegadas, num modelo da Semp Toshiba. A programação em 3D ainda é muito restrita, mas para quem quiser conhecer o efeito, a Record exibe um compacto da Cerimônia de Abertura captada nesse formato.
Veja também:
» Lojas de eletroeletrônicos em Curitiba
» TV por assinatura em Curitiba
» Acompanhe o guia das transmissões dos Jogos Olímpicos pela TV
HAGAH RS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.