| 20/07/2012 18h16min
O futebol nasceu na Ingleterra, no século XIX. Tornou-se modalidade olímpica, na categoria masculina em 1900 e na feminina, em 1996.
» Clique aqui e veja todos os horários e canais de transmissão dos jogos de futebol feminino na televisão
» Clique aqui e veja todos os horários e canais de transmissão dos jogos de futebol masculino na televisão
Nos Jogos Olímpicos, 16 seleções masculinas e 12 femininas disputam as medalhas. As partidas eliminatórias, depois da fase classificatória, não terminam em empate: se não houver vencedor, têm dois tempos de 15 minutos de prorrogação e pênaltis até o desempate. Uma peculiaridade dessa competição é que as seleções masculinas só podem ter três atletas acima de 23 anos de idade. Para as femininas não há limite de idade.
A competição é organizada da seguinte maneira: na fase preliminar as 16 equipes masculinas e as 12 femininas são divididas em grupos de quatro seleções. Cada equipe joga contra todos os outros em seu grupo. As equipes recebem três pontos por vitória e um ponto por empate. Os melhores oito equipes passam para as quartas-de-final. Na competição masculina, estas são as duas melhores de cada um dos quatro grupos. Na competição feminina as duas primeiras equipes de cada um dos três grupos passam para a fase eliminatória, juntamente com os dois melhores terceiros colocados.
Os países com mais madalhas olímpicas no futebol masculino é a Hungria. No futebol feminino, é os Estados Unidos. O Brasil nunca levou uma medalha dourada no futebol, nem para homens, nem para mulheres. Neste ano, as duas seleções tentam novamente conquistar o ouro. Mas prata e bronze vêm bem também.
Praticar o esporte é muito simples no Brasil: no meio da rua, dois chinelos viram trave e voi-lá. Mas se a intenção é praticar com mais seriedade, há as escolinhas de futebol e os clubes, que mantém categorias de base. Para os mais velhos, é possível jogar em quadras de futebol públicas ou de aluguel.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.