| 23/01/2012 17h47min
A 30ª Oficina de Música de Curitiba está presente nos bairros, por meio de cursos de construção de instrumentos musicais com material reciclável. Nesta semana, as oficinas começam em mais três locais — no Centro de Criatividade (Parque São Lourenço), na Biblioteca Comunitária da Vila das Torres e na Rua da Cidadania Fazendinha. As oficinas, destinadas a crianças e adolescentes de sete a 15 anos, acontecem das 14h às 16h30, sob a orientação dos músicos Hélio Santana, Caio Guimarães e Leandro Leal.
Hélio Santana, orientador da turma do Centro de Criatividade, apresenta as possibilidades musicais que surgem a partir do reaproveitamento de materiais como garrafas PET, transformadas em instrumentos de percussão, e os tubos de PVC, usados na fabricação de flautas. "Existe uma gama enorme de possibilidades. As garrafas PET, os canos de PVC, arames e latas são os mais corriqueiros, mas, na verdade, não há limites para explorar o som de qualquer tipo de material", diz Hélio.
A criação de instrumentos com material alternativo é uma maneira de trabalhar outros conteúdos, como pesquisa de materiais sonoros, ritmos afro-brasileiros, percepção musical, sensibilização e coordenação motora. "A intenção é trabalhar o ser como um todo. Mesmo aquela criança que parece não ter ritmo nenhum pode ser despertada. É questão de desbloquear o medo de se expressar e, quando isso acontece, pode interferir de uma forma muito positiva na vida daquela criança", explica o músico.
Serviço
O que: construção de instrumentos musicais com material reciclável
Quando: de 23 a 27 de janeiro de 2012, das 14h às 16h30
Locais: Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço), Biblioteca Comunitária da Vila das Torres e Rua da Cidadania Fazendinha
Inscrições: R$ 10
Tweet
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.