Agricultura | 27/07/2011 14h17min
Dentre as histórias de cientistas, pesquisadores e empreendedores que se dedicaram a estudar as formas de aproveitar o arroz, está a de Luiz Ângelo Cunha. O engenheiro químico gaúcho descobriu que a fibra da casca aumenta a resistência e as propriedades mecânicas de outros materiais com os quais estiver combinada.
- Passei dias em laboratórios e consegui comprovar as potencialidades do resíduo - conta.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
A ideia, então, foi utilizar a fibra vegetal como reforço em resinas termoplásticas para fabricação de materiais que substituem a madeira. Cunha apresentou o projeto ao Grupo Polisul, que trabalha com plantio de arroz e implementos agrícolas, com sede em Pelotas, na Região Sul. A partir de então, desde 2008, a Polisul passou a produzir perfilados de casca de arroz e fundou a empresa WPC Brasil para gerenciar o negócio.
A sigla WPC corresponde ao termo inglês wood plastic composities, que se refere a compostos poliméricos, usados no lugar de produtos madeireiros. Apesar dos compostos poliméricos não serem novidade, a adição de casca de arroz na combinação é pioneira. A tecnologia desenvolvida pelo engenheiro gaúcho garante vantagens ao produto, como mais durabilidade e resistência a cupins e baixa absorção de umidade.
Hoje, a WPC Brasil produz cerca de 65 mil metros lineares de perfilados por mês. No processo industrial, são utilizadas 45 toneladas de casca de arroz. A aplicação dos produtos pode ser vista em batentes de portas, deques e mobílias.
Entre outros negócios, a empresa fechou convênio com a Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec da Bahia. A parceria venceu uma chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos de Inovação Tecnológica (Finep) para atender à Marinha do Brasil, construindo piers e marinas.
Além do cliente ilustre, agora diretor-industrial da WPC, Luiz Ângelo Cunha comemora uma outra recente conquista da empresa: o Prêmio Nacional de Inovação e Sustentabilidade 2010 - Categoria Negócios, concedido, em junho, pelo projeto de transformação do resíduo em matéria-prima.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.