Notícias

 | 05/01/2012 11h31min

Importância do protetor solar

O uso diário garante a prevenção de manchas e até do câncer de pele

Não tem como não relacionar o verão com piscina, praia, muito calor e sol. Na estação mais quente do ano, mais as mulheres do que os homens, almejam um bronzeado de causar inveja a qualquer um. Muitos, porém, esquecem dos cuidados necessários; não só com a pele, mas também com os cabelos e a saúde num todo.

>> Cuidados com a pele devem ser intensificados nos dias mais quentes

Muita gente não tem o hábito de usar o protetor solar todos os dias e só lembra que ele existe no verão. Resultado: dúvidas sobre como e quando aplicar, qual usar, diferença entre eles... Para nos ajudar com essas dúvidas, o hagah entrevistou a pediatra, com especialização em dermatologia infantil, Marice El Achkar Mello, da Clínica Tio Cecim.

hagah: Qual a função do protetor solar?
Marice:
O protetor solar tem a função de proteger nossa pele da exposição diária aos raios solares.

h: Qual protetor solar usar?
M:
Existem muitas marcas de protetor solar no mercado, devemos buscar marcas mais conhecidas, que indiquem Proteção UVA e UVB e FPS de pelo menos 30.

h: Como aplicar? De quanto em quanto tempo é aconselhável passar?
M:
O protetor deve ser aplicado diariamente, mesmo nos dias chuvosos, nas áreas expostas (face, pescoço e braços) pela manha e após o almoço, e na praia ou piscina em toda área exposta a cada 2 horas.

>> Veja quais são os cuidados que você deve tomar para não ficar com insolação

h: Qual protetor é indicado para cada tipo de pele?
M:
O tipo de protetor não muda para cada tipo de pele, as regras servem para todos. A diferença é que as peles mais claras dificilmente bronzeiam, ficam apenas avermelhadas.

h: Qual a diferença, se é que tem, entre o protetor gel, creme e spray?
M:
Os protetores em gel são usados principalmente em áreas oleosas como a face, o creme nas outras áreas, e o spray é apenas uma forma de aplicar.

h: Regiões que correm mais risco de ter um câncer de pele e que deve ser aplicada direto o uso do protetor?
M:
Quanto mais exposta ao Sol a área, maior a chance de desenvolver um câncer. Áreas como a face, braços, pescoço.

>> Dermatologistas dão dicas de como evitar o câncer de pele

h: Qual a quantidade do produto devo usar?
M:
Quantidade suficiente para cobrir toda área exposta.

h: O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
M:
O valor do FPS é determinado pela razão entre o tempo de exposição até o início de eritema (vermelhidão) na pele com filtro solar e o tempo de exposição até o início de eritema na pele sem filtro solar. O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção.

h: Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB? Qual a diferença deles?
M:
UV-A: bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada. UV-B: são consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara. Hoje, a maioria dos produtos solares já trazem proteção solar a essas duas radiações.

>> Prepare sua pele: saiba como tirar manchas e tatuagens

Para finalizar, Marice Mello deixou um recado a todos nós: "Gostaria de lembrar que a maior exposição ao sol, 80% dela, acontece na infância. A partir dos 6 meses de vida deve-se iniciar o uso do protetor solar, diariamente, nas áreas expostas. Evitar o sol entre 10 e 16horas, sempre. Não esquecer de tomar bastante líquido durante o verão, usar roupas mais frescas, e um hidratante pós banho para hidratar a pele de tantos banhos durante o dia."


Compartilhar

HAGAH SC
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.