| 08/08/2011 16h05min
Escolher um buffet econômico não significa deixar de lado a qualidade e a elegância do cardápio, muito pelo contrário. É possível oferecer um jantar ou um almoço com deliciosas opções que sejam mais em conta, substituindo alimentos que sejam mais caros por outros mais baratos. Se você escolher bem os pratos, as carnes e até as saladas, vai conseguir aliviar o bolso no fim das contas.
Veja algumas dicas de como montar bons cardápios e pagar menos.
"Para tornar um cardápio mais barato, a primeira coisa que o consumidor tem que evitar são os frutos do mar, o filé mignon e as carnes de caça", esse é o principal alerta do personal chef Daniel Menezes. Ele acrescenta que podem ser usadas carnes mais baratas e que, dependendo do modo de preparo e da apresentação do prato, têm um resultado tão bom ou até melhores do que as carnes nobres.
Essas carnes podem ser: alcatra, contrafilé, entrecot, lombo de porco, costela de porco e peito de frango.
Encontre açougues em Curitiba
Para as entradas, os legumes como batata, tomate, cenoura, beterraba, abobrinha, berinjela e, ainda, arroz branco ou misturado com cereais e massas funcionam muito bem.
Verdurarias em Curitiba
Os doces com frutas ou a base de ovos são mais em conta, o ideal é fugir do chocolate ou usá-lo o mínimo possível.
Para a entrada, petiscos e canapés, que já ajudam a diminuir a fome do convidado. As sugestões de pratos quentes são o arroz com brócolis, a batata souteé e o panache de legumes. Se você quiser oferecer opções de carne de gado e também de peixe, é possível.
Opte por alcatra ou medalhões de fraldinha e filé de Abrote ou Cação, que podem muito bem substituir pratos que seriam feitos com filé mignon e Gongrio, por exemplo. O sorvete, que a maioria das pessoas adora, pode ser servido com uma deliciosa cobertura de chocolate.
Saiba como organizar uma mesa de doces apra seu evento
Segundo a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, as alterações não fazem do buffet menos elegante ou menos apetitoso. "Outros recursos que barateiam o cardápio sempre existem, mas é importante que haja transparência na negociação entre todas as partes. Eu não vou fazer substituições que podem não dar certo e que deixariam o cliente insatisfeito", completou.
Saiba como se tornar um Chef de Cozinha
Outra sugestão é da chef Izabel Prates, que destaca que a carne de porco, além de ser mais barata, é mais light e mais versátil que a carne vermelha. Um prato saborosíssimo, feito com medalhões de filé suíno ao molho de queijo gratinado, acompanhado de massa pene integral com manjericão e uma variedade de folhas, promete agradar os convidados e aliviar o seu bolso. Macarrão colorido ao molho de tomates com manjericão ao invés de molho ao funghi secchi também sai mais barato.
A "releitura" da refeição, que originalmente é feita com filé de gado de novilho e massa ravióli recheada com ricota, dá ao anfitrião uma economia de 25%. De sobremesa, pêra ao molho de vinho tinto com sorvete de creme, que sai mais em conta que o petit gateau.
HAGAH RS
Macarrão colorido ao molho de tomates com manjericão é uma das dicas da chef Izabel Prates
Foto:
Divulgação / Izabel Prates
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.