| 13/07/2011 16h02min
Embora as “regras” de etiqueta estejam bem menos rígidas atualmente, existem algumas coisas que são essenciais saber para não fazer feio nos eventos sociais em geral. Se você tem dúvidas em relação a comportamento, confira dicas de duas especialistas no assunto e boa festa!
Recebi o convite e agora?
RSVP
A sigla RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, que ao pé da letra significa “Responda se desejar” ou, em outros termos, é o tradicional pedido de confirmação da presença. A organizadora de eventos sociais Margarida Müller afirma que a média de confirmação é de 40% a 60% e a dica de etiqueta inicial é: retornar ao anfitrião o mais breve possível, depois de ter recebido o convite. “Dar um retorno para a pessoa que te convidou para um evento é uma gentileza. É imprescindível a confirmação, até mesmo se você não for, porque o número de pessoas interfere diretamente nos preparativos e no orçamento”, destacou.
Foto: Papel & Estilo, Divulgação
Se você confirmou presença e pouco tempo antes da ocasião descobre que não poderá ir, comunique o anfitrião mesmo assim.
>> Convites em Curitiba
Posso levar quem não está indicado no convite?
Uma das gafes mais cometidas pelas pessoas é levar para a festa alguém que não tem o nome indicado no convite. Se o anfitrião convida um casal para sua festa e não inclui a família, significa que o convite não se estende aos demais e levá-los seria um tanto desagradável. Além disso, se no convite constar “Sr. e família”, lembre-se que os convidados são você e aqueles que moram na sua casa, aquele filho que mora sozinho não está incluído.
Antes do evento
Todo mundo sabe que fumar em lugares fechados é proibido, exceto quando a área é destinada para isso. Em um evento, essa a regra não seria diferente. Por isso, atenção fumantes: perguntem, antes da festa, se há algum fumódromo com isqueiros e cinzeiros, porque, se não houver, a organização pode providenciar esse espaço a tempo. Fumar no mesmo ambiente onde estão os demais convidados nem pensar!
Foto: Patrick Rodrigues, Divulgação
>> Espaço para festas em Curitiba
Para aqueles que têm alguma intolerância, também é recomendado avisar antecipadamente para que o serviço de bufê possa servir a refeição especial junto com as demais. Não seria delicado comunicar a sua intolerância na hora da refeição, os profissionais da cozinha podem nem estar preparados para isso.
Durante o evento
Todo evento tem um momento pré-estabelecido para os cumprimentos e não é elegante ficar em volta do anfitrião antes disso: ele pode se sentir desconfortável por não conseguir dar a devida atenção a todos.
As mesas, dispostas no salão de maneira organizada, e a distribuição dos convidados, previamente estabelecida, não devem ser alteradas. É bastante comum em festas ver pessoas trocando de lugar ou arrastando mesas e cadeiras para ficar ao lado dos conhecidos. A cerimonialista Adriane Hummes considera isso uma falta de consideração com o dono da festa, que passou bastante tempo preparando cada detalhe. “O organizador e o anfitrião se esmeraram para fazer do evento um momento bonito, então tirar as mesas do lugar, além de alterar toda a estética, é bem desrespeitoso”, afirmou.
>> Cerimonial em Curitiba
Foto: Clube Curitibano, Divulgação
Ao chegar no local, dirija-se para a sua mesa e aguarde as instruções do cerimonialista sobre os cumprimentos, jantar e etc. Ficar conversando com os amigos na porta do salão atrapalha o fluxo. Fique atento às instruções dos organizadores do evento e quando solicitarem algo como, por exemplo, que todos se sentem para o jantar, atenda-os prontamente.
Na hora das refeições
Quando for se servir, cuide para colocar no prato essencialmente aquilo que for comer. Um prato muito cheio, com o alimento quase alcançando as bordas, é deselegante, ainda mais se sobrar comida. Margarida garante que é preferível que o convidado sirva-se diversas vezes no bufê do que encha o prato.
Cuide para não colocar os cotovelos na mesa e o guardanapo de pano em outro lugar que não no colo. Se o serviço for à francesa, os talheres estarão posicionados de acordo com a ordem de cada prato que está por vir, você só precisa utilizá-los de fora para dentro. Os talheres que estiverem em frente ao prato são para a sobremesa.
Se você passar por um amigo durante a janta e ele ainda estiver comendo, deixe para cumprimentá-lo posteriormente para que ele não precise se levantar e interromper a refeição. Tampouco interrompa o jantar do dono da festa, seria bastante inconveniente. Não exagere na bebida para não passar vexame e não peça para o garçom encher seu copo, eles são orientados a servir menos e mais vezes para que a bebida não esquente.
Foto: Sxc, Divulgação
Depois do jantar, é hora do doce! Mas atenção: encher um pratinho e levar para a mesa é um atentado à etiqueta. A não ser que na sua mesa tenha alguém que não possa se levantar para pegar os doces, caso contrário, é deselegante. Sem contar que os docinhos que sobram não podem ser aproveitados.
Foto: Melitta, Divulgação
O objetivo da mesa de doces é fazer as pessoas circularem na festa, encontrarem os conhecidos, além de, é claro, oferecer delícias a todos!
HAGAH RS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.